Em Busca da Geologia

Em Busca da Geologia

quinta-feira, 19 de março de 2015



    Resolvido mistério das crateras gigantes da Sibéria?

   
      Sete gigantescos buracos foram descobertos no solo gelado siberiano em menos de um ano. Pensa-se agora que poderão resultar das alterações climáticas.

            A descoberta, em Julho do ano passado, de uma enorme cratera numa região remota da Sibéria, conhecida localmente como “o fim do mundo”, desencadeou todo o tipo de especulações acerca do que a teria produzido: dos meteoritos aos… extraterrestres. E quando um vídeo no YouTube se tornou viral algum tempo depois, um grupo de cientistas foi enviado para o local investigar o fenómeno.

   Agora, um geólogo russo disse à agência AFP que, desde então, outras misteriosas estruturas do mesmo tipo tinham sido localizadas – e que a sua existência poderá ser devida ao aquecimento global.

            Todas as crateras foram descobertas na região de Iamalo-Nenetski, rica em recursos energéticos, no Noroeste siberiano. E os cientistas afirmam que os buracos não foram provocados nem por meteoritos nem por E.T., mas antes pelo degelo subterrâneo do permafrost (a camada de solo permanentemente gelado daquela região), que terá, por sua vez, provavelmente sido causado pelo aumento das temperaturas globais.


Fonte texto/imagem: http://www.publico.pt/ciencia/noticia/resolvido-misterio-das-crateras-gigantes(modificado)

Sem comentários:

Enviar um comentário