Em Busca da Geologia

Em Busca da Geologia

quinta-feira, 19 de março de 2015

A Erosão 

      Erosão - é o conjunto de processos que promovem a retirada e transporte do material produzido, ocasionando o desgaste do relevo. Os seus principais agentes são a água, o vento e o gelo.
      O material transportado recebe o nome de sedimento e vai dar origem aos depósitos sedimentares que, através da diagénese, se transformam em rochas sedimentares.            
    Diagénese é o conjunto das transformações que, em síntese, consistem em compactação e cimentação dos sedimentos, dando-lhes a consistência de uma rocha.
A erosão é importante por ser responsável pela perda anual de milhões de toneladas de solo fértil, devida principalmente a práticas equivocadas de ocupação do solo. Essa perda é praticamente irrecuperável, pois exige muito tempo para ser realizada.


A erosão pode ser de vários tipos, conforme o agente que atua:

Erosão marinha (abrasão)
  A água do mar provoca erosão através da ação das ondas, das correntes marítimas e das marés. O seu trabalho é reforçado pela presença de areia. 



   As correntes marinhas transportam grandes volumes de sedimentos de uma área para a outra. A ação das correntes não é percebida, porque elas atuam entre a plataforma continental e o talude continental.

Erosão glaciar
    É provocada pelos glaciares. A água que se acumula nas cavidades das rochas no verão, congela quando chega o inverno, sofrendo dilatação. Isso pressiona as paredes dos poros, rompendo a rocha. A cada ano, o processo repete-se, desagregando, aos poucos, a rocha. Essas massas de gelo deslocam-se muito lentamente, mas tem uma enorme capacidade de transporte, podendo carregar blocos de rocha do tamanho de uma casa. 

Erosão eólica
   Tipo de erosão decorrente da ação do vento. Ocorre em regiões áridas e secas, onde existe areia solta, capaz de ser transportada pelo vento, que a leva contra as rochas, desgastando-as e dando origem, muitas vezes, a formas um pouco estranhas.


Erosão Antrópica
       É a erosão causada pela ação do ser humano. Em geral não tem grande influência, por que sua a ação é de curta duração mas, a nossa capacidade de remover grandes massas de terra ou de rocha é cada vez maior e este tipo de erosão tende a ser cada vez mais significativa.
      A ocupação de áreas impróprias para a construção de moradias, gera deslizes de solo, provocando danos materiais e não só. 
     A impermeabilização de superfícies, como a pavimentação de ruas, impede que a água da chuva se infiltre e favorece as inundações em áreas urbanas.

Fonte texto/imagem: http://geologia-em foco (alterado)

Sem comentários:

Enviar um comentário